Criadores do Projeto: Hércules e Bianca.

Acender Lâmpada com Sensor de Movimento

 

 

Protótipo Fase 3 GuaraBots.

Ideia inicial do projeto: Bianca Martins.

Desenvolvimentos da ideia: Hércules Santana.

 

 

 

Neste Projeto vamos aplicar nosso conhecimento sobre  Sensor (PIR)  e Arduino pará construir um protótico baseando-se em um porjeto desenvolvido por Bianca Martins na Fase 1 GuaraBots: acendimento automático de uma lâmpada quando alguém entra em uma sala de aula.

 

Esta é uma aplicação extremamente popular dos sensores PIR, pois permite que o ambiente seja iluminado assim que uma pessoa o adentra, e a iluminação é desligada depois de um tempo pré-programado (como por exemplo, 30 segundos), permitindo economizar muita energia elétrica ao impedir que as pessoas se esqueçam de apagar as luzes ao sair  e os funcionários não teriam que perder seu tempo ligando e desligando as luzes das salas de aula.

 

Lista de Materiais

  • Arduino Uno ( Rev 3 )
  • Sensor (PIRHC-SR501
  • Módulo de Relé  Keyes SRD-05VDC-SL-C
  • Soquete
  • Lâmpada ( Incandescente ou de LED )
  • Fios e Jumpers adequados ( fios mais grossos para uma conexão da lâmpada, como fios de 1,5mm 2 ).
  • Matriz de Contatos ( protoboard )

Relés Aberto Aberto e Regular Fechado

Aqui cabe uma rápida explanação sobre esse componente. Os relés possuem dois tipos diferentes de contatos elétricos – normalmente aberto – NA (NO – Normally Open) e normalmente fechado – NF (NC – Normally Closed).

A tensão de alimentação de 120-240V, que acionará a lâmpada, entra no relé pelo terminal comum (C) em ambas as configurações. Para usar os contatos normalmente abertos, usamos o terminal NO – assim, a lâmpada permanecerá apagada enquanto o sensor não ativar o circuito. Para usar os contatos normalmente fechados, usamos o terminal NC – neste caso, a lâmpada permaneceria acesa até o circuito ser ativado pelo sensor.

Qual será utilizado depende de como queremos que o interruptor seja empregado. Neste projeto queremos que a lâmpada seja acesa com o acionamento do relé, portanto queremos ligá-la, e por isso usaremos os contatos NO (NA) do relé.

 

O Código

 

O sinal de saída do Arduino irá iniciar o módulo de relação, o qual será por sua vez chavear seus contatos

const int negativoRELE = 10;

const int pinoPIR = 4;

 

void setup () {

  pinMode (pinoRELE, SAÍDA);

  pinMode (pinoPIR, INPUT);

}

 

void loop () {

  int valorado = digitalRead (pinoPIR);

  if (valor == ALTO) {

    digitalWrite (pinoRELE, ALTO);

    atraso (5000);

    digitalWrite (pinoRELE, BAIXO);

  }

}

Vamos usar a seguinte temporização (delay): ao detectar movimento, o Arduino manterá o relé ativado por 5 segundos, mantendo a lâmpada acesa por esse tempo, e depois a apagará. Você pode alterar esse tempo conforme sua necessidade.

 

Circuito em Funcionamento

 

Circuito com o funcionamento parecido no TinKercad: https://www.tinkercad.com/things/bdhGoSSldoA