Esse é um projeto da Faculdade de Americana (FAM), feito pelos Alunos - (Ariane, Denison, Edléia, Wilson).     Agradecemos ao nosso professor orientador: Wagner T. S. O protótipo de robô controlado por joystick tem a habilidade de locomover-se em todas as direções, além de conter itens relacionados ao meio ambiente. Para atender a estes requisitos foi necessário escolher sensores, motores, processadores, etc. Assim, desenvolveu-se um robô com possibilidade de controlar umidade, temperatura e possíveis vazamento de gases, com sinais sonoros e visuais. Esse robô, tem um sistema de ligação por RFID. Onde só posso funcionar após o operador passar o cartão de liberação.

Devido aos estudos e pesquisas realizadas durante a elaboração deste projeto, conseguimos perceber que  é possível substituir o trabalho do homem em tarefas do dia-a-dia, e durante operações industriais, principalmente em relação a ações que tragam algum perigo ao trabalhador. Infelizmente, a capacidade de raciocínio lógico e de decisão humana, ainda não é algo que podemos imitar perfeitamente com a programação, e ainda há muito que ser feito. Porém, facilitar a vida humana com um liga/desliga pode reduzir custos de mão de obra e facilitar ações em larga escala.

Apesar da complexidade dos cálculos e da lógica envolvida, com a ajuda das pesquisas foi possível seguir uma linha de compreensão, e desenvolvemos o robô de monitoramento, onde é possível controlar através de joystick para todas as direções, além da possibilidade de medir a temperatura, umidade e possível vazamento de gases, com sinais sonoros e visuais.

Utilizamos nesse projeto os conhecimentos em programação, lógica matemática, e noções para montagem do robô, realizando vários testes e muitas mudanças no decorrer da montagem. Utilizamos nesse projeto vários sensores, além de ir além do solicitado pelo nosso professor onde o foco seria, um robô controlado por rádio frequência.

Após a montagem, iniciou-se a programação do código, focando-se primeiramente em cada sensor, como um código para testar o sensor de temperatura e umidade, depois para testar o sensor de gases, sensor ultrassônico afim de testar a ré, placa de RFID para testar a opção de ligação dos motores, apenas após passar o cartão e os leds com a função de iluminar e alertar conforme seu trajeto e monitoramento nos ambientes. Com esses códigos todos separados e testados independente, começamos a integração de todos os códigos, podendo testar todos os sensores e placas em um único código, assim integrando o projeto.

                No fim, ele poderá ser usado não apenas como um mero robô de controle remoto, como o projeto inicial solicitava, mais sim um robô, que pode ser conduzido, com funções para monitoramento de temperatura, umidade e possíveis vazamento de gases, em qualquer lugar, seja em uma empresa ou simplesmente para estudos.

Ao chegarmos ao termino do projeto, é possível dizer que cumprimos de maneira satisfatória todas as etapas e obtivemos um bom resultado.  Mas podemos ainda acrescentar que o fato de ter conseguido realizar o projeto, não seja o mais importante, mas sim a bagagem de conhecimento que adquirimos e o desenvolvimento de novos horizontes que vai muito além do que podemos imaginar.